A agência Calia está distribuindo uma “nota de esclarecimento” sobre a inclusão de seu nome em uma reportagem da agência de notícias Pública, intitulada “Influenciadores digitais receberam R$ 23 mil do governo Bolsonaro para propagandear “atendimento precoce” contra Covid-19“.
A matéria, que chega a linkar a publicação da Janela de 2020 sobre a renovação da Secom com suas agências , foi reproduzida em dezenas de outros sites, e denuncia que a Secom da Presidência e o Ministério da Saúde teriam gasto “mais de 1,3 milhão de reais em ações de marketing com influenciadores sobre a pandemia”, incluindo R$ 85,9 mil destinados ao cachê de 19 “famosos”, um dos quais a ex-BBB Flávia Viana, que teria recebido, apenas ela R$ 11,5 mil, além de João Zoli, Jéssika Taynara e Pam Puertas, que postaram dizendo para seus seguidores que, caso sentissem sintomas da Covid, era “importante que você procure imediatamente um médico e solicite um atendimento precoce”.
Veja o comunicado da Calia a respeito:
Com relação a matérias jornalísticas que abordam o uso de dinheiro público para o pagamento de influenciadores digitais, a Calia esclarece que:
1 – A campanha “Atendimento Precoce” teve como objetivo informar a população sobre a importância do atendimento médico imediato em casos de identificação de sintomas relacionados à Covid-19. 2 – O uso de influenciadores digitais em campanhas publicitárias públicas ou privadas é uma prática comum, que tem por objetivo ampliar a divulgação da mensagem aos seus vários públicos. 3 – O roteiro guia, utilizado pelos influenciadores, reforça a importância dos protocolos de higiene (lavar as mãos com água e sabão, álcool gel e o uso de máscara) e orienta a busca pelo atendimento médico em caso da identificação de sintomas. 4 – A influencer Flávia Viana manifestou arrependimento pelo trabalho realizado, entre outras declarações desencontradas. Não há do que se arrepender, seu post orienta a população de forma correta e responsável, conforme indicação do roteiro guia que ela recebeu: “Oi, meus amores! Eu estou aqui para alertar sobre uma medida importante sobre o coronavírus. 5 – O objetivo da comunicação pública é informar e orientar a população. Qualquer ação fora deste contexto é um ato de má fé, fakenews, causa desinformação e é um desserviço ao País em um momento em que todos devem buscar união para enfrentar esta terrível pandemia. Calia Comunicação |
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